* Céu Estrelado *: Negligência na Escola?

* Céu Estrelado *

Uma estrela apareceu e outra a ela se juntou... e o Céu Estrelado ficou!



Lilypie 6th to 18th Ticker

Lilypie 3rd Birthday Ticker




31 março 2006


Negligência na Escola?



Digam-me se estou certa ou errada!

De facto, todo um acumular de situações têm feito com que realmente eu não me encontre na melhor das disposições.
Diariamente a atitude das pessoas irrita-me, coisa que se estivesse normal me passaria ao lado e inclusivamente me faz duvidar da minha capacidade mental, pois já não sei se por estar assim (com uma nuvenzinha negra na cabeça) vejo as coisas pelo lado negro e tudo me cai mal!
Por esta razão e para ficar registado, pois não me quero esquecer dos pormenores que me foram ditos, vou relatar aqui o que de facto me aconteceu na tentativa tb que me digam se estou a “ver” mal as coisas ou se realmente o meu desagrado é válido!

Como sabem e se não sabem podem voltar a ler aqui, desde da última quinzena de Novembro que as minhas filhas não param de adoecer!
Este foi o 1º ano de escola da mais velhinha e como tal tem apanhado todo o tipo de viroses terminadas em “ites”, bactérias, sem falar de várias gargantas inflamadas com febre à mistura… uma catrefada de doenças umas a seguir às outras que se estendem logo à mana mais nova e a nós já nos apanhou por duas vezes tb.
Ela anda numa Escola particular e muito sinceramente, não aguenta quinze dias seguidos sem ir à cama com algo novo ou repetido. Não estando isto em causa, tem sido o dinheiro mais mal empregue (que me custa bastante) pois são mais os dias em casa do que propriamente os dias na escola.
Todos os professores que tem, estão a par desta situação e por vezes mostram-se até preocupados, pois a minha estrelinha mais velha nem tem tempo de recuperar de uma, cai logo com outra e temos andado assim até aos dias de hoje.
Por exemplo, antes desta Gastroenterite Viral, ficou um mês em casa para recuperação sem ir à escola e quando foi, não chegou sequer a terminar a semana, pois na 5ª-feira apanhou-a! Com esta última e que tb relatei aqui, ficou agora 10 dias em casa e foi para a escola na terça-feira dia 28. Uma grande festa etc… perguntaram como estava e por aí fora…até que a professora P. me disse que na 4ª-feira de tarde iriam fazer um registo fotográfico das meninas da aula de ballet da professora R…. deram-me tb uma circular que falava do mesmo assunto ao qual pedia que levássemos uma escova de cabelo e que nos certificássemos se não faltava nada nos adereços de bailarina (sapatilhas, fita do cabelo, etc….) Ás 16h30 desta 4ª-feira, como sempre, fui buscá-la e para meu espanto as coisas estavam tão atrasadas que nem sequer tinha lanchado, pior ainda o facto de quando vejo que ainda estão no balneário a vestirem-se, bato à porta, entro e deparo com a minha filha nuinha, sem peça de roupa alguma! De salientar, que o balneário tem porta directa para o exterior e que, conforme eu e outras pessoas é por ali que entram… portanto aquela porta está sempre a abrir e a fechar com as crianças logo ali. Conforme a vejo assim, vejo que estão mais duas em situação idêntica e faço um reparo: “Credo filha! Despiram-te toda para a fotografia?” ao que a auxiliar F. responde “teve de ser…se não ficava a ver-se os desenhos da camisola interior á transparência do body e ficava-se tb a notar a marca das cuecas”.
Confesso que me irrito comigo mesma às vezes por ficar sem acção e sem resposta nas alturas que mais preciso (um defeito que tenho) e só depois é que venho para casa pensar e repensar no que deveria ou não ter dito! E assim foi…pensei tanto que hoje de manhã estava em brasa, pronta para explodir!
Cheguei à escola e falei com a professora P. ( Prof. das actividades diárias) a dar-lhe conhecimento do meu desagrado perante a situação do dia anterior, que achava que tinha sido uma falta de responsabilidade, pois todos sabem o quão doente ela tem andado e sujeitarem a miúda a apanhar frio por causa de uma fotografia. Disse tb que me deviam ter dito quais as condições, pois se soubesse de antemão que iria ser assim, não tinha permitido o registo fotográfico! Disse-lhe tb, que ainda agora ela tinha estado tão doente, que ainda está tão fraca, e que ao fazerem as coisas dessa maneira tinham andado a provocar os bichos (vírus). A Prof. P. pede desculpa e disse que não tinha conhecimento e que iria falar com a auxiliar F. (quem a vestiu e despiu) para perguntar se nessa altura tinha havido alguma corrente de ar ou se tinha havido alguma hipótese da estrelinha ter apanhado frio!
Deu-me vontade de responder assim: “ Olhe e a auxiliar vai-se mesmo lembrar se qd estava a vesti-la passou alguma corrente de ar!” Mas não respondi e limitei-me a dizer que achava inaceitável o facto de ninguém me ter dito como iria ser. Ainda por cima, terem-no feito sabendo que esteve doente e como tal, escusavam de me mostrar as fotografias pois eu não ia ficar com nenhuma! (sai de baixo! Mas realmente qd expludo sei que sou intolerável)
Isto passou-se com ela dizer “como queira mamã!”.
No final do dia qd a fui buscar sou “apanhada” pela Prof. P. e agora vejam a nossa conversa:
Prof.P. – “olhe mamã, eu fui tentar saber com a auxiliar F. o modo como se passaram as coisas e a mamã está a exagerar! Além disso não foi só à sua! Fizeram o mesmo a todas!”
Eu - “Eu não estou a exagerar, sei bem o que vi e não gostei e quanto aos outros, só lhe posso responder que com eles posso eu bem!”
Prof. P. – “Mas garanto-lhe que ali não passou frio pois foi posta em cima de um tapete, ninguém entrou na altura e ela tb não se queixou com frio!”
Eu – “Se passou frio ou não, só ficávamos a saber se por acaso nos despíssemos lá para ver!”
Prof. P. – “Mamã, se quiser está vontade! Pode ir lá agora fazê-lo, mas eu dispenso a experiência” Afinal o que é que a preocupa tanto? O facto de lhe terem tirado a camisola interior ou as cuecas?” (uma professora a falar-me assim????)
Eu – “Que eu saiba nunca ninguém se constipou pela patareca!” (foi o mais simpático q consegui arranjar para lhe dizer!)
Prof. P. – “Então como é que a mamã faz qd lhe vai dar banho? Não a despe?”
Eu – “Dispo concerteza, mas na casa-de-banho quentinha e só sai de lá já vestida!”
Prof. P. – “Oh mamã, mas não sabe que é perigoso as mudanças bruscas de temperatura?”
Eu – “Sei, vocês é que parecem não sabê-lo”
Prof. P. – “Afinal de contas não fez muita diferença do modo q costumam fazer qd ela vai fazer ballet, foi só pq lhe tiraram a camisola interior mas garanto-lhe que depois lhe vestiram o casaquinho para a fotografia”
Eu – “Qd faz ballet a auxiliar F. tem a indicação para a deixar com a camisola interior, mais a que leva, levando por cima o body e o casaquinho na mesma. Estamos a falar de duas peças a mais e diz que não houve muita diferença? Além disso não me interessa que tenha tirado a fotografia com o casaco vestido, o meu problema reside nos “entretantos”!
Prof. P. – “Olhe eu já sei que os filhos dos outros não lhe interessam , mas posso dizer-lhe que a mãe da I. (coleguinha) sabia que a filha estava com febre e mesmo assim quis que ela fosse fotografada e além disso foi a própria mãe que sugeriu que lhe tirássemos a roupa toda!”
Eu – “Como já lhe disse cada um faz como entende e pode, da minha trato eu! E mais! Se calhar, se tivesse sido no pino do Verão e se não estivesse doente, eu até iria ver as coisas de outra forma, mas assim desta maneira não aceitei!”
Prof. P. – “Oh mãe, mas no verão tb se adoece….pois há sol e o sol tb é perigoso…suamos, tb nos podemos constipar…a mamã não acha que está a exagerar? Eu não sei se pretende levar isto á Direcção da escola, ou se simplesmente tenciona falar com a prof. R. (prof. do Ballet).”
Eu – “ Se antes nem me tinha ocorrido falar com a Directora e sim transmitir o meu desagrado perante esta situação a si e á prof R., agora já penso duas vezes em fazê-lo e como lhe digo eu não sou pessoa de voltar com a palavra atrás, portanto escusam de me mostrar as fotografias!”
Prof. P. – “Oh mãe, mas ela tb pode não adoecer e se adoecer pode ser de outra coisa, não é?”
Eu – “ Exactamente, vai ser uma incógnita, mas que provocaram os bichos….provocaram! Bem… esta conversa fica por aqui e eu mais tarde falarei com a prof R.!

Agora digam-me de vossa justiça… Serei eu? Estou a proceder mal? Exagerei? Como é possível uma professora, que deveria defender o nome da Escola, pedir desculpas e ainda põe mais “achas na fogueira” com o seu modo atrevido de falar?
Digam-me o que fariam se fossem vocês, pois eu tenho vontade de ter uma reunião com a Directora do Colégio e informá-la de toda esta situação!

22 Comments:

  • At 2:19 da manhã, Blogger Repolha said…

    não queres abrir o msn?

     
  • At 7:51 da manhã, Blogger Caracoleta said…

    Olá!
    Sou educadora e estou chocada com a atitude da "colega" que está com a tua menina.
    Nós não somos perfeitas e por vezes erramos mas é importante reconhecer esse erro e não demonstrar a arrogância que essa senhora demonstrou.
    É nosso dever zelar pelas crianças a nosso cargo e ela não fez isso.
    No teu lugar eu iria falar com a directora visto que a conversa com a educadora não vos levou a lado nenhum mas olha que às vezes as directoras infelizmente também não ligam nenhuma às queixas dos pais.
    Beijinhos,
    Susana

     
  • At 9:52 da manhã, Blogger Ana F. said…

    Tens toda a razão em refilar!
    Então a miúda anda sempre doente e elas ainda fazem por isso???

    Fala com a Directora.

     
  • At 10:15 da manhã, Blogger Uma Mãe said…

    Claro q tens toda a razão.
    Beijinhos e um até breve.

     
  • At 11:39 da manhã, Blogger Mãe Gabi said…

    tens toda a razao e mais alguma. pelo que li a tal professora foi arrogante e gozona na maneira como falou contigo. faz a tua exposição a directoria...resta saber se eles não são iguais ou piores que essa professora!

    beijinhos!

     
  • At 11:52 da manhã, Blogger Carla Santos Alves said…

    Olá querida

    Acho que deste muita conversa á Prof. que parece ser uma verdadeira ignorante...e devias mesmo fazer uma reclamação por escrito!


    Bjs

    Carla

     
  • At 1:43 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Bem, se eu tivesse uma filha e se a encontrasse como a encontraste, com os antecedentes que tem tido... Os filhos saem-nos do peito.
    Tens toda a razão em estares aborrecida e preocupada com o que vem a seguir.
    Se me permites, dou-te dois conselhos: Não percas para já a confiança e fala com a directora. E acima de tudo, não admitas (ou melhor, não te permitas) que uma conversa como a que tiveste com aquela Prof. continue como aquela continuou. Com toda a delicadeza.

    Espero que tenhas um bocadinho de paz.
    Um beijinho.

     
  • At 4:20 da tarde, Blogger Maria said…

    Olá amiga!
    Obrigada pelas tuas visitas no meu blog, eu não posso visitar os blogs amigos todos os dias, não tenho net em casa, a minha mãe é que vai actualizando o blog.
    Espero que as tuas meninas se encontrem melhores.
    Tens muita, muita razão........
    Bom fim de semana.
    Beijinhos
    Susana e Carolina

     
  • At 5:39 da tarde, Blogger Patrícia said…

    Mas ainda tens dúvidas sobre se tens razão ou não?
    É claro que tens razão, tens toda a razão!!
    Acho que deves falar com a direcção, mostrar mais uma vez o teu desagrado e pedir garantias de que tal não volta a acontecer, tudo com muita calma!
    Muitos beijos para vocês e bom fim de semana!

     
  • At 5:55 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    realmente não percebi essa da professora, é claro que a auxiliar não ia dizer que a porta se tinha aberto. tirar as cuecas para a foto??? eu também não ia gostar de ver a minha filha assim. fizes-te muito bem é falar.
    jcas
    vera

     
  • At 10:29 da tarde, Blogger Repolha said…

    qd apareceres diz qq coisa no blog... beijinho

     
  • At 11:45 da tarde, Blogger Susana said…

    Olha nem sei o que te diga... fáz-lhe uma espera e dá-lhe uma coça ehehehehe, tou a brincar pa ver se te rir um cadito. Fala com a directora mais que não seja para lhe dizeres o quanto ela ainda gozou contigo.
    Beijinhos

     
  • At 12:33 da manhã, Blogger T. said…

    Pois...além da prof. ter sido muito arrogante também concordo que fazer queixa à directora seria o mais correcto...mas também acho que será inútil...
    no meu caso que sou muito brutinha acho que a solução era mesmo mudá-la de escola...
    Beijinhos

     
  • At 3:37 da tarde, Blogger Maria-e-Mamã said…

    Aiiiiii se fosse comigo!!!!...Linda procedeste muito bem, eu faria precisamente a mesma coisa..ah,não espera, eu teria-lhe dado uma resposta na hora e n vinha com desaforo p casa,até podia pensar mlhor em casa,mas tinha k lhe dizer algo!teriam k ter cuidados redobrados,pois trata-se de um caso específico(o facto de ultimamente adoecer c frequência)e não poderiam facilitar!E mesmo k tivesses a exagerar,k não estás,não lhes dá ao direito,seja a qualquer uma delas(funcionária,prof ou mesmo directora) de falar com essa arrogância,deveriam ser humildes e redimir-se,até porque estás a pagar...e a fama de uma instituição destas espalha-se que nem rastilho...Fofinha expões o caso à directora e deiz-lhe k mesmo k exagerasses qqr mãe na tua situação teria feito o mesmo,ainda p mais com a canininha sp doentinha e ninguém deveria falar assim contigo,pois sujeitavam-se a k tirasses a criança da escola e a fama...Vais ver k ela te dará razão e nunca mais fazem farinha cntigo...Boa sorte linda e tem calma,daki a pouco tá aí o calorzinho e as estrelinhas vão andar totalme nte sãs!!:)

     
  • At 10:50 da tarde, Blogger Mamã artesã said…

    Bem, miga
    acho que iria logo falar com a Directora pois o que contas é, de facto, intolerável e duma irresponsabilidade que só visto.
    Espero que a tua menina não fique doente por causa desse acto irresponsável.
    Joquinhas
    Sofia

     
  • At 10:56 da tarde, Blogger Luísa said…

    Eu acho que procedeste muito bem! Eu reagiria exactamente como tu. Mesmo que a estrelinha não andasse sempre doente, tirar as cuecas por causa de uma fotografia é rídiculo. Se fosse necessário na listinha que te tinham dado, pediam roupa interior lisa.
    Alem de que a educadora foi completamente parva contigo!
    Fala com a directora

    Beijinhos

     
  • At 7:59 da manhã, Blogger Smas said…

    Bem, eu fervo em pouca água com essas situações e provavelmente não teria dado tanto conversa à prof.
    Faz a reclamação à Directoria por escrito e espero que os bichos não tenham ligado à provocação.
    Bjs

    P.S.: Mudei de endereço

     
  • At 9:52 da manhã, Blogger vania said…

    desculpa lá mas as educadoras são umas atrasadas mentais.
    não deveriam ser elas na tua ausencia a tratarem bem da tua menina? não o digo só pelo dinheiro que recebem no fim do mes, mas também por se tratar de um ser humano. realmente neste mundo existe gente muito má. não stresses por causa disto, mas luta por melhores condiçoes e não deixes cair no esquecimento.
    beijinhos

     
  • At 12:30 da tarde, Blogger Sónia said…

    Olá1
    acho que deverias falar com a directora da escola...Por vezes as coisas se resolvem só quando falamos com os superiores.
    Bjs
    sonia e francisco

     
  • At 2:43 da tarde, Blogger Tita Dom said…

    Passei para te deixar um beijinho grande e te desejar uma boa semana

     
  • At 2:48 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Passei para perguntar como está o teu céu hoje, Ceu Estrado.
    Está bem brilhante...sim?
    Beijinhinhos.

     
  • At 2:51 da tarde, Blogger Carla Iglesias said…

    É inadmissivel..
    Eu acho que ia fazer barulho, sim senhora!
    Como disseste e disseste bem, com os filhos dos outros podes tu bem. O que é certo é que entraste na altura que ela estava toda nua..
    Nem quero pensar o que fazia se fosse comigo.. confesso que tenho o mesmo 'defeito' que tu tens.. só me lembro de dizer as coisas quando estou mais calma e não as digo quando as devia dizer!
    Acho que é um discuido muito grande, olhando ao facto de ela não andar bem ultimamente, deviam ter outra atenção com ela, principalmente..
    Acho que deves falar e não te calares para não voltar a haver, ou pelo menos evitar situações idênticas..

    Beijinhos
    Carla

     

Enviar um comentário

<< Home