* Céu Estrelado *: Gastroenterite Viral!!!

* Céu Estrelado *

Uma estrela apareceu e outra a ela se juntou... e o Céu Estrelado ficou!



Lilypie 6th to 18th Ticker

Lilypie 3rd Birthday Ticker




16 março 2006


Gastroenterite Viral!!!



Sol de pouca dura!!! Tanto em relação ao tempo, como ao estado de saúde das minhas filhas!
Ontem durante o dia, a mais pequenita começou com diarreias e a não querer comer (á noite vomitou a sopa e tudo!), ao final do dia a mesma coisa acontece com a outra…
Á noite aparecem a duas com 38.5 º de febre e as diarreias continuaram e já acompanhadas de vómitos! Já nem lhes dei o leitinho nem nada!
Hoje de manhã desfaziam-se e tinham 39 º de febre! …Liguei para o Pediatra e relatei todos os acontecimentos…
Resultado : GASTROENTERITE VIRAL!

O que é a Gastroenterite Viral?

A gastroenterite viral é uma infecção causada por um vírus que ataca o estômago e o intestino delgado. Normalmente a doença é breve, durando de 1 a 3 dias.

Como acontece?

A gastroenterite é causada pela absorção de certos vírus. Os fluidos corporais de pessoas infectadas contêm o vírus até mesmo antes de os sintomas começarem. O vírus pode ser propagado através do contacto directo com uma pessoa infectada (beijando-a ou apertando suas mãos, por exemplo) ou ao compartilhar copos, pratos, colheres, garfos, etc.

O vírus entra no estômago e intestino e inflama as mucosas destes órgãos que ficam temporariamente incapazes de exercer suas funções. O vírus pode fazer também com que o alimento se mova mais rapidamente através do canal gastrointestinal.

Algumas bactérias e outros pequenos organismos chamados protozoários podem causar infecções que apresentam sintomas semelhantes aos da gastroenterite.

Quais são os sintomas?

- fadiga
- arrepios
- perda do apetite
- náusea
- vómitos
- dor no estômago
- diarreia
- febre
- dores musculares

A doença pode se desenvolver através de um período de horas ou pode de repente, começar com dores no estômago, vómitos ou diarreia.

Como é feito o diagnóstico?

O médico verificará os sintomas, e pedirá exames de laboratório para eliminar as possibilidades de doenças mais sérias, tais como apendicite, e para detectar complicações, como desidratação.

Como se procede o tratamento?

A coisa mais importante a se fazer é descansar o estômago e os intestinos permanecendo sem comer nada e bebendo somente líquidos leves. Quando apresentar alguma melhora, poderá comer comidas leves e sem tempero que sejam de fácil digestão.

Se vomitar frequentemente por muito tempo, precisará repor os minerais sódio e potássio, que se perdem. Pergunte ao médico que bebidas ou produtos médicos que poderiam ajudá-lo a repor estes minerais.

Outros líquidos leves incluem chá, suco de maçã e refrigerantes sem cafeína que sejam pelo menos parcialmente sem gás. Evite líquidos ácidos (como suco de laranja) ou cafeinados (como o café) ou que sejam gasosos. Evite leite até não ter mais diarreia.

Deve começar a comer alimentos leves e sem tempero quando não estiver vomitando por muitas horas e estiver sendo capaz de beber líquidos leves sem se sentir mal. Bolachas de água e sal, torradas, e fruta cozida. Evite alimentos ácidos, temperados, gordurosos ou fibrosos (carnes, grãos, vegetais) e lacticínios.

Às vezes o tratamento inclui medicamentos para prevenir náusea e vomito ou diarreia. Ao usar este tipo de medicação certifique-se da dose recomendada na embalagem.

Se estiver vomitando por mais de um dia ou tiver tendo diarreia por mais de três dias, chame um médico para que receba instruções para evitar a desidratação. Será necessário fazer alguns exames para determinar qual o tipo de bactéria ou protozoário que está a causar a doença.

Caso fique seriamente desidratado por causa dos vómitos ou diarreia, poderá ter que fazer reposição intravenosa de líquidos para evitar maiores complicações que ponham em risco a vida.

Quanto tempo duram os efeitos?

Raramente a gastroenterite dura mais que de um a três dias. No entanto, levará de 1 a 2 semanas para que seus hábitos intestinais voltem completamente ao normal.

Procurar o médico se:

- Continuar a ter sintomas sérios por mais de 2 ou 3 dias.
- Sintoma mais leves persistirem por muitos dias (por exemplo, perda de apetite, náusea, diarreia).
- Perceber sintomas que normalmente não são causados pela gastroenterite, tais como vomito e diarreia com sangue.

Que cuidados devem ser tomados?

Descansar seu estômago e intestinos seguindo as regras mencionadas acima, prevenir a desidratação tomando líquidos o suficiente.

Como prevenir a Gastroenterite?

O único e mais eficaz meio de se prevenir a propagação da gastroenterite é lavar as mãos frequentemente e também evitar o contacto com fluidos corporais de pessoa infectada, inclusive a saliva.

P.S. - Já temos com que nos entreter nestes próximos dias! :((

P.S.1 - O Mr. Lucky (e parece que vai mesmo ficar com este nome) lá se foi embora ontem por volta das 19h30...não que o tivessem reclamado (até á data ainda ninguém me ligou!), mas sim porque a minha amiga o veio buscar para lhe dar um lar e tratá-lo com carinho! Esta minha amiga tb tem duas meninas pequenas que ficaram radiantes ao vê-lo! lol
Engraçado, tão poucas horas que o tive comigo e deu-me um nozinho na garganta... e ele partiu ao colo a olhar para nós com uma expressão única de quem não sabia mais uma vez o que se ia passar.
Sei que vai ficar bem, e também tenho facilidade em ir sabendo noticias dele, sei tb que hoje o iam levar ao Veterinário. Enfim... ao menos uma história que terminou bem! :)

P.S.2 - Ponto da situação : mantêm-se as diarreias, estou farta de mudar fraldas inclusivamente na estrelinha mais velha, pois ela coitadinha já não se contêm!!! :(( Entretanto tive de ligar outra vez ao médico, pq a estrelinha mais velha começou a fazer diarreia com laivos de sangue, além disso não lhe consigo dar nada, nem agua de arroz, nem caldinho de cenoura, nem chá chalado (chalada já estou eu!), nem nada! Disse-me então que é o quadro normal da Grastroenterite e para continuar a insistir com ela nos liquidos, dar Ben-u-ron xarope e não supósitorios pq estes já fazem laçar os intestinos e não as levar á rua até á próxima Terça-feira! :(
Estou mais cansada do que se tivesse ido trabalhar, e ainda por cima o pai telefonou a dizer que parece estar com a mesma coisa! Bonito serviço...já se pegou ao pai a próxima devo ser eu... :((

12 Comments:

  • At 1:05 da tarde, Blogger . said…

    Fogo... Coitadinhas... E de ti também. Coragem, mamã.

     
  • At 2:15 da tarde, Blogger Flores said…

    já tivemos uma ite dessas e doi tt. Espero q passe rápido.

     
  • At 2:22 da tarde, Blogger Uma Mãe said…

    As melhoras para as tuas meninas.
    Quanto ao Mr. Lucky, teve mesmo muita, com pessoas assim...
    Bjs

     
  • At 2:46 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    O Benjamim também já teve disso. Teve que baixar a febre e comer umas papas esquisitas.
    As melhoras das tuas lindas meninas.

     
  • At 3:06 da tarde, Blogger Mãe Gabi said…

    as melhoras nao vai ser facil :( duplamente beijos de melhoras

     
  • At 3:43 da tarde, Blogger Tita Dom said…

    Vais ter que ser forte, doi-nos tanto lhes querer dar comer, e eles rejeitarem tudo! Minha filhota ja teve duas vezes, Consolo-te que depois a fome vem a dobrar :-)
    As melhoras rapidinhas
    Beijos

     
  • At 4:30 da tarde, Blogger Marta said…

    Que chato!!

    Oxalá as estrelinhas melhorem depressa.
    Beijinho.

     
  • At 5:56 da tarde, Blogger Luísa said…

    Que dor de alma! logo as duas doentinhas!
    As melhoras para as duas e força para a mãe!

     
  • At 11:18 da tarde, Blogger Repolha said…

    Primeiro, deixa-me ser irónica: dizias que os jantares esta semana iam ser caóticos... hehehe menos duas para jantar.
    Segundo, deixa-me ser parvinha de todo: estão de dieta... viram o Sol a aparecer e entusiasmaram-se LOL
    Terceiro, agora a sério: força miúda que isso tão depressa veio como tão depressa vai. Tenta enganar a mais velha com coca-cola sem gás (é muito fixe para diarreias e o açúcar alimenta).
    Beijos

     
  • At 10:05 da manhã, Blogger Mil Coisas said…

    Bem que coisa...

    Espero que as estrelinhas melhorem rapidamente!

    Beijinhos,
    Rute e André

     
  • At 10:35 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    As melhoras para vcs.
    Beijinhos e bom fim-de-semana.Espero q essa onda de gastroenterites passe rápido.

     
  • At 8:45 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Já vi que não posso voltar costas que elas adoecem logo! :(
    Mas elas andam a coleccionar todos os virus? lol
    As melhoras delas tadinhas e paciência mãmã!
    Bjinhos querida!

     

Enviar um comentário

<< Home