* Céu Estrelado *: Que delicia!

* Céu Estrelado *

Uma estrela apareceu e outra a ela se juntou... e o Céu Estrelado ficou!



Lilypie 6th to 18th Ticker

Lilypie 3rd Birthday Ticker




03 julho 2006


Que delicia!



Não há dúvida que o Verão puxa para os petiscos... e o que eu adoro um Pratinho de Caracóis!

E agora a receitinha...

Ingredientes:


1,5 kg de caracóis pequenos
2 colheres de sopa de azeite
3 dentes de alho
1 cebola
1 folha de louro
1 ramo de óregão
sal
pimenta
piripiri


Confecção:


Leve os caracóis ao lume numa panela de água (dois ou três dedos acima dos caracóis) em lume brando, até estarem mortos.Junte o azeite, os alhos, a cebola cortada em quartos, o louro, os orégãos e tempere com sal, pimenta e piripiri.A fervura deve ser suave e longa (cerca de 2 horas) e a espuma retirada de vez em quando.Conserve-os no líquido da cozedura até a altura de servir.Sirva quente em pratinhos com um pouco de caldo.


Observações:


Uma sugestão que torna os caracóis ainda mais saborosos poderá ser colocar presunto ou paio na água de cozedura.

Para que, depois de cozinhados, os caracois fiquem mais limpos e apetitosos, a junção dos Oregãos deverá ser feita na panela, enquanto cozinham, mas sob a forma de chá. Desta forma fica o sabor sem as folhas da erva misturadas.Nunca se deverá colocar qualquer condimento na panela antes de todos os caracois estarem fora da casca e mortos

O travo amargo dos caracois sai depois de alguns dias de jejum dos caracóis

Notinha particular :

Apesar de ter a receita e saber como se faz, nunca fui capaz de fazer (faz-me impressão vê-los a morrer) e quando os estou a comer, não posso olhar para as "carinhas" deles, senão perco o apetite!!! (eu sei, depois disto mandem-me internar s.f.f !!!) lol

12 Comments:

  • At 4:39 da tarde, Blogger Mãe Gabi said…

    eu adoro caracois nunca fiz da muito trabalho limpar aquela ranhoca todo!
    mas adoro comer!

     
  • At 6:08 da tarde, Blogger Little Miss Sunshine said…

    Eu gosto mais do molhinho do que dos caracóis. Nunca fiz, mas o meu pai faz muitas vezes e quando eu era pequena adorava lavar os caracóis e lavar aquela ranhoca que escorria no meio dos dedos!

     
  • At 6:08 da tarde, Blogger Little Miss Sunshine said…

    Eu gosto mais do molhinho do que dos caracóis. Nunca fiz, mas o meu pai faz muitas vezes e quando eu era pequena adorava lavar os caracóis e lavar aquela ranhoca que escorria no meio dos dedos!

     
  • At 9:05 da tarde, Blogger vania said…

    eu adoro caracois mas a comer nao posso pensar que aquilo sao caracois e imaginar os amiguinhos deles nas paredes a rastejar senao nao como mais
    beijocas

     
  • At 10:18 da tarde, Blogger Repolha said…

    pois, pois - muito bom!
    E qd é que apareces????? :(

     
  • At 10:40 da manhã, Blogger Raquel Alabaça said…

    Já experimentei fazer e não fui bem sucedida, sabiam muito mal.
    Por isso o melhor é mesmo ir comprá-los, sai mais caro mas prefiro. Não tenho jeito para fazer.

    Bjs

     
  • At 10:44 da manhã, Blogger Sónia said…

    LOL!!!
    Confesso que nunca comi e nem consigo comer.

     
  • At 2:11 da tarde, Blogger Marlene said…

    caracois??? dispenso!

     
  • At 4:41 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    mmmm, pode enviarme a receita para o email: mafantonio@clix.pt
    obrigado

     
  • At 5:59 da tarde, Blogger cristina said…

    Eu nunca comi caracois, a verdade é que não sei se consigo mas também não digo que não gosto afinal nunca os provei.

    bjs

     
  • At 6:04 da tarde, Blogger ~Su~ said…

    Bem... não deve haver muita coisa que me impressione mais comer que caracóis. Ou melhor, VER comer. Como alguém consegue meter um que seja à boca... ultrapassa-me. É um daqueles mistérios da humanidade para mim. Olha que QUASE não estou a brincar :D

    Não te interno, não... só de pensar da maneira cruel que os pobres dos caracóis, que não fizeram mal a ninguém, têm de morrer, aperta-se-me o coração... dá-me uma pena! Se calhar é por isso que também não como marisco... cozer até à morte??? Desgraçados!

    Desculpa um comentário tão dramático. Eu sei que exagero, mas não consigo controlar estes sentimentos :P

    Beijocas e bons petiscos :)

     
  • At 1:35 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Agora fizeste-me rir lol
    Eu tb como mas não posso pensar muito que os estou a comer pq me faz impressão!
    Internem-me tb!!! :)
    Bjos

     

Enviar um comentário

<< Home