* Céu Estrelado *: Hora de deixar as Fraldas

* Céu Estrelado *

Uma estrela apareceu e outra a ela se juntou... e o Céu Estrelado ficou!



Lilypie 6th to 18th Ticker

Lilypie 3rd Birthday Ticker




20 maio 2006


Hora de deixar as Fraldas




É verdade, comecei acerca de 1 mês atrás a incentivar a minha Estrelinha mais pequenina a usar o bacio! Sem grandes pressas nem muito empenho, assim mesmo… devagarinho.

De manhâ, depois dos muitos beijinhos ao acordar, cócegas e gargalhadas e do leitinho, ponho-a no bacio, enquanto me visto e vou dizendo… “faz xixi bebé… xiiiiii…..xiiiiii….xiiiii” e a marota até já goza comigo pois tb se põe a dizer “xiiiii… xiiiiii” com um ar de quem gosta da brincadeira!

A seguir ao almoço, lá vamos nós para mais uma sessão de sons engraçados que a fazem rir, acho mesmo que inventei a brincadeira do século!

Uma sequência de caras esquisitas – as minhas – quando tb pretendo que para além do xixi, venha tb o seu amigo “bolinhas” lol tudo isto acompanhado de sons estranhos, como os de quem está a fazer! (espero mesmo que ninguém me veja a não ser ela, se não era internada na hora!)

Segue-se a hora da sesta e no fim da mesma, lá vem mais um episódio divertido (para ela, está claro!), e depois, teremos mais duas sessões, a seguir ao jantar e antes de deitar.

Certo e sabido, que nem todas correm como o pretendido, pois muitas delas não passam da brincadeira à acção, mas à semelhança do que fiz com a mana com a mesma idade e perto dos meses quentes, pretendo levar esta brincadeira até ao fim.

Ainda tenho comigo umas folhinhas esclarecedoras do assunto, que me foram dadas da 1ª vez, quando comecei a ensinar a 1ª Estrelinha, e não querendo deixar de partilhar convosco, transcrevi o que nelas está escrito, que é o seguinte:





"Não adianta forçar a natureza. No momento certo e com a ajuda da família, o bebé vai deixar as fraldas e aprender a usar o bacio. Sem traumas e naturalmente."


Com que idade a criança começa a usar o bacio?

Normalmente, a partir dos dois anos, quando ela já é capaz de controlar o esfíncter - a musculatura do ânus e da uretra que permite reter ou libertar urina e fezes. Algumas crianças conseguem um pouco antes, outras um pouco depois, de acordo com o próprio ritmo.


O que os pais podem fazer para incentivar o processo?

De uma forma divertida e sem pressa, ensinar o uso do bacio. E perguntar, várias vezes ao dia, se o bebé quer fazer xixi ou cocó, insistir que, ao sentir vontade, ele deve pedir para fazer. Lembrar, também, como a sensação tão desagradável da fralda suja ou molhada pode deixar de existir.


É mais fácil para o bebé controlar o xixi ou o cocó?

É mais fácil aprender a usar o bacio para fazer cocó, porque, normalmente só acontece uma vez ao dia. Cabe aos pais observar qual o horário do filho para poder estimulá-lo.


Como mantê-lo no bacio por algum tempo?

Conversando, oferecendo um brinquedo ou um livrinho para ele se distrair, enquanto a vontade não chega. Acima de tudo, não nos zangarmos se depois de tanto esforço, ele se cansar de ficar sentado, levantar-se e fizer logo adiante, bem no meio da sala.


E se o bebé levar tempo a aprender?

Não costuma acontecer. Mas a ansiedade dos adultos pode influir negativamente no processo. Fazer comparações com o irmão mais velho, demonstrar impaciência ou insistir além da conta só vai deixar a criança mais tensa e, portanto, com mais dificuldade. Em vez disso, devemos elogiar seu esforço e não criticar quando o xixi ou o cocó forem feitos no meio do caminho.


É melhor começar pelo bacio ou acostumar directamente na sanita?

Os médicos recomendam o bacio por várias razões: sendo usado apenas pelo bebé, higienicamente é mais seguro; a posição favorece a prensa abdominal, facilitando a evacuação; com os pés no chão, seu filho se sente mais seguro e confortável.


Por que razão, quando eles já se sabem controlar, acabam por molhar as fraldas?

De uma forma geral, porque a pressão da família é tão grande, que a criança não se sente capaz de corresponder e acaba regredindo na aprendizagem. A situação cria um círculo vicioso, às vezes difícil de se romper. Também quando está envolvida em alguma brincadeira e não quer interromper, achando que pode segurar o xixi.


A partir de que idade se pode tirar as fraldas, à noite?

O controle do xixi nocturno demora um pouco mais que o diurno. Em geral, acontece lá pelos três, quatro anos, mas há crianças que só vão consegui-lo, efectivamente, aos cinco anos.


Notinha :

A minha 1ª Estrelinha, deixou de fazer nas fraldas por volta dos 2 anos e meio de idade, não usando fraldas mesmo de noite. Com a chegada da maninha, houve uma regressão e com 4 aninhos, começou a precisar de usar fraldas durante a noite. Hoje em dia, e a caminho dos 5 anos, já não precisa, no entanto, se adoece ou teve algum episódio durante o dia que a deixou mais nervosa, tem de se ter algum cuidado extra!


24 Comments:

  • At 10:12 da manhã, Blogger Patrícia said…

    Ainda é cedo para eu pensar nesse assunto em relação ao Bruninho, mas foi muito esclarecedor o teu post!
    Obrigada por partilhares essa informação connosco!
    O que reti é que não devemos ter pressa nem ser impacientes!Aos poucos chegámos lá!
    Muitos beijinhos para vocês!

     
  • At 11:29 da manhã, Blogger Maria-e-Mamã said…

    Bem,esse é um assunto k ainda tenho tempo pra pensar,mas concordo cntg,não vale a pena forçar a natureza:)!Qdo chegar à altura,espero vir reler o teu post pra me elucidar.Bigada.beijokas

     
  • At 12:56 da tarde, Blogger Linhas & Pontos said…

    Olá:

    Obrigada por nos vires conheçer-nos ....prometo vir aqui sempre que possa.

    Bom fim de semana.

    Beijokas da

    Mãe & Kida

     
  • At 5:10 da tarde, Blogger DIANA - MÃE DA MARIA said…

    Espero que a estrelinha se porte muito bem.
    bjs e bom fim de semana

     
  • At 6:07 da tarde, Blogger Ana Santos said…

    Olá,
    Gostei do teu post.
    Já sabia que não devemos forçar as crianças, cada criança tem o seu ritmo de fazer as coisas, e o deixar as fraldas é uma delas.
    Também gostava de tirar as fraldas ao tesourinho, mas o tempo de verão está dificíl de chegar cá. Hoje está frio e chove, não dá para o por de perninha ao léu e de cuequinha, embora já o fiz uns 2 ou 3 dias em que esteve bom tempo, claro ainda é cedo com 3 vezes para ele deixar a fralda, o pior é que não consigo que seja em dias seguidos por causa do tempo de cá. tou mesmo a ver que o tirar as fraldas só mesmo depois do anjinho nascer.
    Mesmo assim já consegui que ele fizesse um xixi grande no bacio, começou a fazer no chão, fui buscar o bacio e ele segurou a pilinha e fez o resto no bacio, claro teve direito a festa, eheheh.
    Elke faz de pé como ve o pai fazer, embora já tenha lido que os meninos devem começar por fazer o xixi sentados e só depois ser de pé.
    Beijinhos,
    ana e tesourinho + anjinho

     
  • At 10:21 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    A inês já não usa fraldas desde os 2 anos! Aprendeu depressa e sem grande esforço. É mesmo como dizes aqui, depende do ritmo de cada criança.
    Achei este post muito util!
    Beijos e bom fim de semana para ti e para as estrelinhas. :)

     
  • At 3:04 da tarde, Blogger Susana Oliveira said…

    :)
    Eu tambem vou tentar fazer como tu, mas quando tiver-mos de ferias.
    Mas hoje, depois do menino ter feito coco no banho sentei-o no bacio e ele fez o resto la :)
    Vou tentar que faça sempre no bacio, mas só é possivel ao fds...
    na escolinha nao fazem...

     
  • At 9:39 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    É isso mesmo. Cada bebé tem o seu ritmo, nós é que temos de o acompanhar. beijocas e boa sorte

     
  • At 11:36 da tarde, Blogger Mamã artesã said…

    Também acho que cada criança tem o seu próprio ritmo e não vale a pena estar a fotrçar em nada. Masi tarde ou mais cedo, ela própria decidirá que é hora de largar as fraldas.
    Joquinhas
    Sofia

     
  • At 11:53 da tarde, Blogger Zuza said…

    post serviço público ;)

    :))))

     
  • At 12:41 da manhã, Blogger Susana said…

    Ai se tudo voce tão facil assim :(
    hoje levei todo o dia a tirar cocó das cuecas do Rafa mas tambem com o problema dele nos intestinos é assim mesmo, fica dias sem fazer e depois leva um dia inteiro a fazer aos bocadinhos quando lhe dou o leite de magnesia.

    bijukas gandes

     
  • At 10:33 da manhã, Blogger Sónia said…

    E lá estamos nós a parender contigo :))
    A brincar, a brincar ela vai aprendendo.

     
  • At 11:09 da manhã, Blogger Maria said…

    Olá amiga!
    Gostei de ler o teu post, ainda é cedo para eu pensar no assunto, mas é verdade não vale a pena forçar, nem nos enervarmos, com o tempo, paciência, e ao ritmo deles chegamos lá.
    Eu agora estou na fase de ela aprender a comer á colher, a fruta e papa come bem, ontem pela 1ª vez dei-lhe sopa esticou-se toda, gritou, e só comeu 5 colheres, tenho que ir tentando.
    Obrigada.
    Beijokas

     
  • At 11:41 da manhã, Blogger cristina said…

    Gostei do teu post, bastante esclarecedor.
    Que a Estrelinha pequenina se habitue num instante mas sem pressas ao bacio.

    bjs

     
  • At 1:32 da tarde, Blogger Luísa said…

    Muito obrigada pelas informações que são tão uteis. Embora provavelmente só daqui a um ano é que me vou preocupar com o assunto.

    Bons sucessos para a estrelinha pequenina.

    Beijinhos

     
  • At 2:02 da tarde, Blogger Carla Iglesias said…

    Obrigada por todos os conselhos preciosos.
    Eu também sou a favor de se começar cedo.
    Sinceramente, não gosto de falar com mamãs ou colegas meus de trabalho que contam que o filho ou filha com 3 anos e meio ainda usam fraldas.
    Está bem que pode depender de criança para criança mas sinceramente acho que é um deixa andar, e deve ser mais practico colocar a fralda do que andar a insistir atrás deles com o bacio..

    Beijinhos
    Carla

     
  • At 2:35 da tarde, Blogger Smas said…

    Gostei de ler mas acho que eu não vou conseguir fazer porque serão muitas mudanças juntas, ir a Portugal, entrar para a creche e tentar mudá-la para o quarto do mano. Será mais tarde, com o mano foi mais tarde e resultou, agora as fraldas da noite é que ainda não consegui, volto à carga neste verão.
    Bjs

     
  • At 3:25 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    olá

    essa etapa assusta-me um pouco e para o mês que vem lá em casa também vamos começar nos treinos, só ainda não começamos mais cedo porque na creche só começam para o mês que vem mas também ela só faz os dois anos para o mês que vem.

    boa sorte nos treinos!!

    jcas
    vera

     
  • At 3:27 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Aqui em casa, estamos à espera do sinal, e o sinal é, perceber se o Benjamim dá conta que vai fazer xixi e o sinaliza de alguma maneira, porque aí parece que temos aquilo que se chama a "bexiga madura" para se poder fazer o execício do bacio.
    Como o Benjamim é "tímido", e eu nunca tive "o prazer" de levar com um único repuxo (llllooll), ainda não aconteceu.
    Parece que aos 2 anos eles gostam mesmo de fazer no bacio, assim com prazer, por isso, não insistimos, muito embora, no colégio, na sala dos 1-2 anos, já o façam, com o Benjamim a ajudar, brincando. Loooll.
    Ps. Gostas de queijinho fresco? se gostas, o Chef Kuka postou como se faz em casa. Fui eu que lhe pedi. Loool.
    www.esfomeado.blogspot.com
    Beijinhos.
    Amélia e Benjamim

     
  • At 11:33 da tarde, Blogger Ana (Mamã babada...) said…

    Veio mesmo a propósito! Estou a começar aos poucos a treinar com o Gui.. ele já percebe o que é para fazer e imita-nos a fazer força mas a maior parte das vezes está mesmo a gozar connosco...anda um malandreco de primeira! Mas queria mesmo aproveitar o verão apesar de com a vinda do maninho pode regredir depois..

    Vamos com calma...

    Bjs e obrigada pelo post!
    Ana.

     
  • At 12:48 da manhã, Blogger ~Su~ said…

    A gente contigo é sempre a aprender!! Mas que informações úteis que tu nos dás :) Vai contando a evolução que notas na estrelinha!

    Estou a ver que para o ano por esta altura, tendo a Lara 1 ano e 6 meses, será uma boa altura para iniciar o nosso treino brincalhão, considerando que ainda por cima o Verão está a chegar :)

    Beijinhos!

     
  • At 1:23 da manhã, Blogger Loira said…

    :) Acho q cd criança tem o seu ritmo, qto a essas coisas... mas, se nunca lhes mostrarmos como fazer, como saberão eles??? Fazes mto bem em ir apresentando a estrelinha o ritual de fazer no bacio :D!
    bj*

     
  • At 1:43 da manhã, Blogger RB said…

    muito obrigada por tão preciso informação!!
    um conselho, porque não te sentas tb tu na sanita ao mm tempo que ela no penico, para funcionar o processo de imitação? assim vais lá com ela qdo tu própria fores fazer. depois limpaste a ti e a ela, mm que ela não faça nada!
    que tal?

     
  • At 3:56 da tarde, Blogger Repolha said…

    Ena! Ena! Tá na hora de andar de rabiosque ao léu pois então!!! hehehe
    Cá por casa também andamos nisso :)

     

Enviar um comentário

<< Home